menu
11/04/17

IBIO nota 10

Recebemos pontuação máxima da ANA na Avaliação do Relatório de Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, referente ao exercício 2016

É com alegria que comemoramos a pontuação máxima recebida na avaliação do Contrato de Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Doce pela Agência Nacional de Águas (ANA), referente ao exercício 2016. O IBIO recebeu nota dez após cumprir todas as metas estabelecidas. Isso é fruto de um trabalho integrado e técnico da equipe, que atua com responsabilidade e transparência.

ibio_equipe

“A avaliação demonstra que a gestão da bacia do Doce, realizada pelo IBIO, com apoio dos comitês das bacias hidrográficas (CBHs), tem evoluído ano a ano, principalmente em 2016. É um resultado que deve ser comemorado por todos: IBIO, CBHs e ANA. Porém, também representa um novo desafio, que é manter essa nota máxima, aprimorando o padrão de qualidade e entrega. Aprendemos muito nos últimos cinco anos, agora nosso foco é continuar evoluindo e garantir a continuidade da gestão eficiente do Doce”, reflete o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo.

A avaliação da ANA considerou os seguintes indicadores: disponibilidade de informações; planejamento e gestão; cobrança pelo uso dos recursos hídricos; acompanhamento dos investimentos; e reconhecimento social.

Um dos destaques da avaliação está relacionado ao indicador acompanhamento de investimentos, que enfatiza a criação e a manutenção do Portal de Acompanhamento das Ações dos Comitês da Bacia do Rio Doce, no ano passado. “O formato de portal apresentado foi muito elogiado pela ANA por oferecer uma navegabilidade prática e por permitir encontrar todas as informações com facilidade e agilidade”, explica Fabiano Alves, diretor técnico da Agência de Bacias do Rio Doce e Afluentes do IBIO.

No âmbito da cobrança pelo uso de recursos hídricos, superamos a meta estabelecida para o índice de desembolso sobre o valor repassado pela ANA, que é de 60% do total. “Alcançamos um percentual de 68,1%, com um desembolso de mais de R$ 7,8 milhões em 2016. Em 2015, esse índice foi de 50,07% e o valor foi de cerca de R$ 5,3 milhões”, detalha o diretor-presidente do IBIO.

Confira mais detalhes no site do IBIO, na matéria “Gestão qualificada é sinônimo de reconhecimento”.

Parabéns a toda equipe IBIO pela conquista!

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados