menu
14/07/17

Acordo de cooperação técnica fortalecerá parcerias e presença do IBIO no Espírito Santo

bacia verde

Está prevista para setembro a celebração de um acordo de cooperação técnica entre o IBIO, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo. O objetivo é promover a integração de agendas públicas e privadas voltadas para a pesquisa florestal, a adequação ambiental e produtiva de propriedades rurais e a gestão de recursos hídricos. No caso da adequação ambiental e produtiva de propriedades rurais, a proposta é iniciar um piloto na região da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce. “É mais uma iniciativa alinhada à estratégia do IBIO de atuar em bacias hidrográficas prioritárias. A expectativa é gerar serviços ambientais, renda aos produtores rurais e melhorias nas condições ambientais e produtivas dos territórios beneficiados”, explica o coordenador de Programas e Projetos no Doce, Thiago Belote.

Além de Belote, contribuíram para a redação do documento o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, e o gerente de Programas e Projetos, Severino Rodrigo Ribeiro Pinto. Os papéis estão em análise do Jurídico do IBIO e do Governo do ES e devem ser assinados em uma cerimônia que contará com a presença do governador do Espírito Santo. “A assinatura ajudará na formalização de uma intenção antiga, tanto do IBIO quanto do governo capixaba, de gerar e promover conhecimentos na área florestal em um Estado que tem vocação para florestas produtivas”, finaliza Belote.

Mais informações serão divulgadas em breve.

O IBIO no Espírito Santo

A atuação do IBIO em território capixaba é antiga. Confira:

  • Em 2005, junto à The Nature Conservancy (TNC) e a Conservação Internacional (CI), apresentamos ao governo do Estado o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Dessa articulação nasceu o projeto Florestas para Vida, implantado nas Bacias do Jucú e Santa Maria da Vitória, com recursos do Banco Mundial.
  • Entre 2008 e 2011, apoiamos o Estado através de cooperação técnica com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) na implantação do programa estadual de PSA, por meio do projeto Produtor ES de Água. Desde 2014, junto com a TNC, os Comitês das Bacias Hidrográficas de Pontões e Lagoas do Rio Doce, Guandu e Santa Maria do Doce e o Reflorestar, o IBIO coordena o projeto de restauração florestal de 1,5 mil hectares na porção capixaba da Bacia do Doce.
  • Em 2016, junto com a Coca-Cola Brasil, Leão Alimentos e Bebidas, TNCe Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce assinamos um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado do Espírito Santo visando a recuperação e a conservação florestal na região dos córregos do Cupido e do Pau Atravessado (localizados em parte da Bacia Hidrográfica de Barra Seca e Foz do Rio Doce).
© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados