menu
09/11/17

IBIO elabora projeto para Arven

A Arven é uma empresa do Grupo Lorentzen que gera energia a partir de termoelétricas movidas a biomassa proveniente de florestas plantadas.  Ela contratou o IBIO
para:

  1.  verificar se esse modelo de empreendimento pode ser considerado carbono neutro/positivo;
  2.  identificar vantagens competitivas para empresas que investem em políticas de sustentabilidade e mitigação/adaptação a mudanças climáticas;
  3.  orientar um posicionamento de mercado relativo à política de sustentabilidade da empresa que potencialize os ganhos em forma de incentivos financeiros, processuais ou reputacionais. A fim de responder a essas dúvidas, o IBIO entregou um inventário de carbono ex-ante (feito antes da instalação do empreendimento) e um position paper orientando a empresa.

Para o inventário, foram levantadas junto à Arven as estimativas de fontes de emissão, como queima de madeira para a geração de energia, consumo de diesel, calcário usado nas operações florestais e sequestro de carbono nas etapas de instalação e operação da termoelétrica e em suas atividades. Os cálculos foram feitos de acordo com as metodologias aceitas internacionalmente e recomendadas pelo International Panel for Climate Change (IPCC). Os índices de eficiência do modelo da Arven (carbono emitido por unidade de energia gerada) foram comparados aos índices de outros modelos de geração de energia, renováveis e não renováveis.  Já para o posicionamento estratégico, foi feito um levantamento de stakeholders e de referências bibliográficas, além de realizadas entrevistas com atores-chave do setor para embasar uma análise das vantagens competitivas para empresas que investem em programas e políticas de sustentabilidade. Com base nessas avaliações, foram feitas algumas recomendações para a Arven em relação ao seu posicionamento de mercado.

Todo o trabalho foi realizado com o apoio de dois consultores especializados em inventário de carbono e setor energético: Guilherme Schuchter e Carlos Delpupo.  Esse foi um projeto muito importante por se tratar de uma nova frente de trabalho voltada para a mitigação e adaptação a mudanças climáticas. O ganho de experiência comprovada nesse campo amplia o portfólio do instituto e abre novas frentes de atuação. Vale ainda destacar que a parceria com a Arven foi fundamental para estreitar relacionamentos com o Grupo Lorentzen.

 

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados