menu

Curso de especialização em Gestão Integrada de Território para o Desenvolvimento Sustentável

Em 2010, o IBIO foi o organizador do curso de especialização lato-sensu em Gestão Integrada de Território para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e a Fundação Gorceix, que teve como foco a Bacia do Rio Doce. A matriz curricular foi organizada de forma a permitir que os alunos adquirissem habilidades para:

  • Entender a conformação sistêmica do território, as interconexões e a transversalidade dos vários elementos que o compõem.
  • Elaborar e executar projetos que tomem o território como eixo e elemento base para formulação de políticas que visem ao desenvolvimento.
  • Tratar com os distintos grupos, origens e interesses dos habitantes de um determinado território, de forma a fortalecer o capital social para projetos e ações de desenvolvimento em longo prazo.
  • Trabalhar com diferentes especialistas para compor e executar modelos de desenvolvimento baseados em GIT.
  • Acompanhar e avaliar projetos de desenvolvimento que têm a gestão integrada do território como base.

O público-alvo foi composto por lideranças técnicas e culturais, integradas ou integráveis de municípios, empresas e organizações sociais. A duração foi de 10 meses (360 horas/aula). Após o curso, o IBIO publicou dois livros de autoria dos coordenadores e professores:

1) Gestão Integrada do Território

Economia, sociedade, ambiente e cultura

2) Um novo paradigma da Sustentabilidade

Teoria e Práxis da Gestão Integrada de Território

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados