menu

Cartilha Boas Práticas para Agricultura Familiar na Bacia do Rio Doce

Cartilha de ..

 

Boas práticas de governança, restauração florestal e produção sustentável integram a Cartilha de Boas Práticas para a Agricultura Familiar na Bacia do Rio Doce, produzida pelo IBIO. Fruto do projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi, trata-se de uma ferramenta para disseminação do conhecimento construído junto a parceiros e agricultores locais. “A publicação tem um objetivo mais amplo: ser objeto de referência para a prática da agricultura familiar em diversas regiões da bacia do Rio Doce”, afirma Amanda de Andrade, controladora técnica do IBIO.

Normalmente associada à sustentabilidade, em razão do acesso limitado a novas soluções técnicas, a agricultura familiar, muitas vezes, reproduz práticas tradicionais que degradam o meio ambiente, deterioram os recursos naturais e diminuem a capacidade produtiva dos territórios. “O desenvolvimento de boas práticas requer a compreensão do conhecimento adquirido pelas comunidades ao longo de gerações e o envolvimento das famílias agricultoras na construção de novas possibilidades tecnológicas que promovam o aumento de sua capacidade produtiva e econômica. A percepção de que a recuperação ambiental promove a sustentabilidade dos sistemas produtivos, a saúde e oportunidades de negócio é essencial neste processo de transformação”, pontua Narliane de Melo Martins, analista de Mobilização e Engajamento do IBIO. Com uma linguagem simples, a publicação apresenta algumas medidas de adaptação e tecnologias sociais, como manejo racional de pastagem, saneamento rural e restauração de APP na agricultura familiar. Também são abordados temas como Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Indicadores de Sustentabilidade de Agrossistemas (ISA) e acesso a mercados. Por fim, a cartilha apresenta as perspectivas de recuperação do Rio Doce por meio da integração de esforços e parcerias.

Cerca de 1.000 exemplares da publicação já foram distribuídos de forma gratuita para agricultores do Espírito Santo e de Minas Gerais, onde o Instituto possui projetos ligados à agricultura familiar. A cartilha também foi enviada por e-mail marketing para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural e está disponível para download gratuito no site do IBIO.

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados