menu

Programa de Disponibilidade de Água da Bacia do Rio Doce (PDA Doce – MG/ES)

Promovido pelo IBIO, a partir de 2015, tem o objetivo geral de fomentar e otimizar, por meio da integração e articulação entre os diversos atores da bacia, ações para recuperação da disponibilidade hídrica neste território, compreendendo, em síntese:

  • Ações de recuperação da vegetação nativa, para preservação, proteção ou restauro de áreas prioritárias com vegetação nativa;
  • Ações de fomento e promoção da produção e da agricultura sustentável;
  • Ações de desenvolvimento e capacitação para o uso racional da água e combate ao desperdício;
  • Ações de inovação tecnológica para o uso sustentável dos recursos hídricos.

O PDA Doce é resultado de uma longa articulação entre os governos dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, representantes do setor produtivo, usuários de água na indústria e agricultura e organizações não governamentais.

Ele adota como referência o diagnóstico e as demandas priorizadas nos respectivos Planos de Recursos Hídricos da Bacia e utiliza instrumentos sofisticados de espacialização e planejamento territorial. O Mapa de Áreas Vulneráveis da Bacia do Rio Doce é um dos principais resultados das análises iniciais do Programa e já é aceito no território como um documento de referência para a definição de ações integradas de recuperação da qualidade hídrica e ambiental da bacia.

Na Bacia do Rio Doce, o IBIO atua em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), auxiliando suas câmaras técnicas no levantamento de diagnósticos de áreas de vulnerabilidade hídrica. Esses levantamentos visam propor ações prioritárias, indicadores de desempenho e resultado, metas, assim como soluções e alternativas de recargas, mananciais de abastecimento e práticas de uso racional nos setores produtivos, como a agricultura. Também atua na captação de recursos financeiros junto à iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos executivos.

Mais informações no site do Ibama: http://www.ibama.gov.br/phocadownload/noticias_ambientais/nota_tecnica_001-2016.pdf

Cartilha “Boas Práticas para Agricultura Familiar na Bacia do Rio Doce”:

Cartilha Território Sustentável do Ribeirão do Boi.indd

 

 

 

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados