menu

Disponibilidade de água: SkyHydrant  (MG)

Disponibilidade de água_ SkyHydrant

Por meio de uma parceria firmada entre o IBIO, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Prefeitura de Ipatinga, o sistema de tratamento e abastecimento de água chegou a Córrego dos Lúcios, distrito situado na zona rural do município, na sub-bacia do rio Piracicaba. Para atender a uma demanda por acesso à água tratada na região, encaminhada pela Emater-MG, o IBIO doou um SkyHydrant  à comunidade.

“Trata-se de uma tecnologia australiana que consiste em um pequeno sistema de tratamento de água, cedido ao IBIO pela Siemens, que beneficia diretamente 11 famílias (aproximadamente 50 pessoas) e a igreja da comunidade”, explica Narliane Martins, analista de mobilização e engajamento do IBIO. Os investimentos para construção da rede de captação, armazenamento e distribuição de água anexa ao SkyHydrant chegaram a R$ 146 mil, repassados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Água com qualidade

A água consumida em Córrego dos Lúcios é, atualmente, retirada de nascentes. Um estudo da prefeitura, realizado com base em uma coleta acompanhada pelo IBIO, detectou a presença de coliformes fecais. Exames disponibilizados à comunidade permitiram identificar doenças que podem ser evitadas com o tratamento da água, que também é utilizada na agricultura familiar, servindo de matéria-prima para os alimentos produzidos pela comunidade. O projeto se tornou, portanto, um instrumento para promover a saúde e a segurança alimentar dos moradores locais e de quem consome seus produtos.

Saneamento rural no Doce

O equipamento em Córrego dos Lúcios foi o segundo doado pelo IBIO na bacia do rio Doce e representa mais uma solução de saneamento rural adotada nas sub-bacias, contribuindo para a preservação desse manancial hídrico.

No total, foram doados ao IBIO, pela Siemens, três SkyHydrant. Além do distrito de Ipatinga, a comunidade de Bom Sucesso, no município de Santana do Paraíso, localizado sub-bacia do rio Santo Antônio, também foi contemplada em 2015. Outra área prioritária para receber o terceiro equipamento será identificada com base na existência de atividade agrícola familiar e no grau de vulnerabilidade das comunidades.

 

 

 

 

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados