menu

Adequação ambiental das bacias do rio Barra Seca e foz do rio Doce (ES)

O projeto tem o objetivo de promover a recuperação florestal no norte capixaba e garantir a segurança hídrica da população. Ele prevê a recuperação de 100 a 150 hectares de vegetação nativa na região dos córregos do Cupido e

do Pau Atravessado, ambos localizados nas bacias do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce, que têm sido impactados pela crise hídrica registrada nos últimos anos. Serão implementadas práticas mais adequadas de manejo do solo e atividade agrícola em 51 propriedades, nos próximos cinco anos, para ampliar a disponibilidade de água na região e nas áreas de influência.

O trabalho nas bacias do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce surgiu da necessidade de se

priorizar ações de restauração florestal e recuperação ambiental nas regiões dos córregos do Cupido e Pau Atravessado. A situação atual da área, bem como de grande parte da bacia, indica uma condição de degradabilidade, com expansão contínua da agricultura e pastagens, que impactaram o volume de vegetação nativa.

Esse cenário potencializa a falta de água e coloca em risco a produção de vários agricultores. A iniciativa levada adiante pelo IBIO, em parceria com o CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce, Leão Alimentos e Bebidas, The Nature Conservancy do Brasil e Programa Reflorestar, pretende inverter essa lógica de produção, por meio da oferta de subsídios para que o p

roprietário rural recupere áreas de preservação permanente e nascentes, com o objetivo de aumentar a cobertura florestal e permitir maior infiltração de água no solo, e passe a adotar práticas agrícolas sustentáveis.

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados