menu
04/01/17

IBIO lança cartilha de boas práticas para Agricultura Familiar

Terra

Documento é referência para diversas regiões da Bacia do Rio Doce

Como parte do projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi, o Instituto BioAtlântica (IBIO) lançou, em parceria com a Usiminas, a Cartilha de Boas Práticas para a Agricultura Familiar na Bacia do Rio Doce. “Trata-se de uma ferramenta para disseminação do conhecimento. A cartilha tem como objetivo ser uma referência para prática da agricultura familiar em diversas regiões da bacia do Rio Doce”, afirma Amanda de Andrade, gerente de Operações do IBIO.

Com uma linguagem simples, a publicação apresenta algumas medidas de adaptação e tecnologias sociais, como manejo racional de pastagem, saneamento rural e restauração de APP pela agricultura familiar. Modelos de governança, monitoramento e controle social também são contemplados na publicação – são abordados temas como Comitês de Bacia, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Indicadores de Sustentabilidade de Agrossistemas (ISA) e acesso a mercados. Por fim, a cartilha apresenta as perspectivas de recuperação da bacia do rio Doce, com a integração de esforços e parcerias, análise de vulnerabilidade, ativação econômica e de governança e tecnologias sociais para a agricultura familiar.
“A publicação será distribuída gratuitamente pelo IBIO aos agricultores do Espírito Santo e de Minas Gerais, onde o Instituto possui projetos ligados à agricultura familiar. A Cartilha está disponível, também, para download gratuito no site”, destaca Narliane Martins, coordenadora de Projetos do IBIO na região Leste de Minas Gerais.

Agricultura familiar
Apesar de geralmente associada à sustentabilidade, a agricultura familiar muitas vezes, por falta de acesso a novas soluções técnicas, reproduz práticas tradicionais que são degradantes ao meio ambiente. A deterioração dos recursos naturais diminui a capacidade produtiva dos territórios. “O desenvolvimento de boas práticas requer o respeito e compreensão ao conhecimento adquirido pelas comunidades há gerações e o envolvimento das famílias agricultoras na construção de novas possibilidades tecnológicas que aumentem sua capacidade produtiva e econômica, a partir da sua percepção da conservação e da recuperação ambiental como promotoras da sustentabilidade dos sistemas produtivos, de saúde e geradoras de oportunidades de negócios “, esclarece Narliane Martins.

Projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi
Ao longo de cinco anos, o IBIO planejou e implantou diversas soluções e atividades na bacia do ribeirão do Boi, no Leste de Minas, que integra a bacia do rio Doce. O projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi foi implementado a partir da realização de estudos técnicos, parcerias com o poder público, terceiro setor e iniciativa privada, de diálogos com as famílias de agricultores e gestores públicos, e da construção e disseminação de ações e práticas que possam fortalecer o desenvolvimento sustentável do território. “O Projeto, patrocinado pela Usiminas S.A., teve como objetivo catalisar e integrar iniciativas sociais, ambientais e econômicas para o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do ribeirão do Boi. Esse conjunto de ações, estratégias e resultados, que buscamos consolidar na cartilha, representam uma referência para o trabalho com a agricultura familiar em diversas regiões da bacia hidrográfica do rio Doce”, pontua Amanda de Andrade, gerente de Operações do IBIO.

© 2016 IBIO - All rights reserved