menu
04/01/17

IBIO é aprovado pelo CERH-MG para continuar o trabalho no Doce

Agência O Globo

Meio Ambiente / O IBIO foi aprovado para dar continuidade aos trabalhos como entidade equiparada às funções de agência de águas para os Comitês mineiros do Rio Doce. O Conselho Estadual de Recursos Hídrico (CERH-MG) votou de forma unânime, na tarde desta quarta-feira, dia 23 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a confirmação do IBIO como agência de bacia do Doce. Os Comitês se reúnem já na próxima segunda-feira, 28, para discutir o contrato de gestão e dar sequência aos trabalhos da bacia.

Ao longo de cinco anos, o IBIO exerceu o papel de entidade equiparada às funções de agência de água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Tal experiência, somada à sua competência técnica na gestão de diversos projetos ambientais e de restauração do potencial hídrico em Minas Gerais, Espírito Santo, Sul da Bahia e Rio de Janeiro, gerou confiança e reconhecimento para que o Instituto fosse indicado e referendado, por todos os Comitês de Bacias do Rio Doce (CBHs) da porção mineira, a dar continuidade a esse trabalho. A recomendação foi oficializada por uma deliberação normativa enviada ao CERH-MG para avaliação. Com a aprovação do CERH-MG, um novo contrato entre o IBIO e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) será renovado para o período 2017/2020.

Para o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, a confirmação de continuidade da atuação do Instituto, espontaneamente indicado por todos os CBHs mineiros, comprova o seu bom desempenho como agência de bacias. “São cinco anos apoiando tecnicamente a implantação das ações dos Comitês e órgãos gestores na bacia do Rio Doce. Junto com diversos parceiros, nós trabalhamos com estratégias ambientais modernas para melhorar a qualidade ambiental da bacia e restaurar sua capacidade de fornecer água em quantidade e qualidade adequadas”, pontua. Figueiredo avalia que a aprovação do CERH-MG representa um reconhecimento importante para toda a equipe do IBIO. “Nos empenhamos em aprimorar nosso modelo de gestão para o alcance dos resultados planejados e para garantir a continuidade desse trabalho, contribuindo para o fortalecimento e valorização dos Comitês de Bacias.”
Website: http://ibio.org.br/pb/

© 2016 IBIO - All rights reserved