menu
17/06/16 - Por: Assessoria

Do campo à mesa, sem desperdício

Em parceria com a Embrapa Hortaliças e a Relba, o IBIO implanta ação de transferência de tecnologia para reduzir perdas em todas as etapas e elos da cadeia produtiva do item alimentar.

IBIO

Importantes fontes de nutrição e saúde por serem ricas em sais minerais, vitaminas e fibras, as hortaliças estão entre os alimentos cuja qualidade, atratividade e o desperdício se mostram mais comprometidos, devido à falta de conhecimento e adoção de práticas e tecnologias adequadas, em todas as etapas da colheita ao consumo. Atento a essa questão, o IBIO promove a capacitação de pequenos produtores rurais em técnicas sustentáveis, em diversos projetos. Entre eles, está o Território Sustentável Ribeirão do Boi que, ao promover integração e articulação de iniciativas e instituições, incentivou novos projetos e parcerias como o programa Comunicação e transferência de tecnologia para redução de perdas pós-colheita e do desperdício de hortaliças, do campo à mesa. Em 9 de junho foi implantada a primeira unidade demonstrativa e a entrega dos materiais para instalação de mais cinco no Leste de Minas Gerais.

Desenvolvido em parceria com a Embrapa Hortaliças, Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Ceasa-DF, desde setembro de 2015, com previsão de conclusão para agosto de 2018, a proposta da iniciativa é trabalhar a questão das perdas, com enfoque na comunicação e transferência de conhecimento para três elos da cadeia produtiva: produção, mercado e consumo. O objetivo é a manutenção da qualidade nutricional, sensorial e sanitária desses alimentos, da produção ao consumo, reduzindo, consequentemente, o desperdício na pós-colheita, distribuição, comercialização e nas residências.

O programa tem entre as premissas a busca constante pelo aprimoramento dos processos de comunicação, compartilhamento e multiplicação de tecnologia nos diversos segmentos da cadeia produtiva, de modo a promover a integração entre esses elos e a conscientização de cada um deles sobre seu papel e responsabilidade na perda e desperdício de hortaliças. Outro foco é transformar o conhecimento existente sobre os fatores que levam à deterioração e descarte desses alimentos, em tecnologias viáveis para as diferentes redes de abastecimento operantes no Brasil.

O programa tem, também, objetivos específicos como aprimorar os processos de colheita, beneficiamento e comercialização das hortaliças; capacitar extensionistas e/ou agentes de desenvolvimento rural e os agricultores em práticas que preservem a qualidade na pós-colheita; mapear as etapas de comercialização no mercado atacadista do Distrito Federal e Leste de Minas, identificando os principais fatores gerenciais e técnicos que contribuem para a ocorrência de perdas e redução da qualidade, e promovendo a adoção de boas práticas no segmento. A ação visa, ainda, a conscientização dos consumidores, divulgação de técnicas e processos de conservação das hortaliças, e a sensibilização de toda a cadeia sobre os custos financeiros, ambientais e sociais do desperdício desses alimentos, e sobre a necessidade de integrar os três elos para combater, de forma efetiva e assertiva, o problema.

 Resultados esperados:

  • Assinatura de um pacto pela redução de perdas e desperdícios de hortaliças no pós-colheita.
  • Publicação de um livro sobre boas práticas na colheita e beneficiamento de hortaliças.
  • Cartilhas de orientação ao consumidor de como comprar, conservar e consumir esses alimentos.
  • Instalação de unidades demonstrativas de pós-colheita de hortaliças, sendo uma destas no Ribeirão do Boi.

Parceria Embrapa e Relba

A parceria do IBIO com a Embrapa Hortaliças e a Relba é fruto de sua atuação no Leste de Minas Gerais com o projeto Território Sustentável do Ribeirão Boi, por meio do qual realizou diversas ações para a construção de uma governança local forte e eficaz. O programa Comunicação e transferência de tecnologia para redução das perdas pós-colheita e do desperdício de hortaliças, do campo à mesa é apenas uma das iniciativas captadas através do arranjo institucional formado pelo IBIO na região, e está alinhada à missão do IBIO de promover a melhoria da qualidade e a disponibilidade ambiental, em equilíbrio com o desenvolvimento econômico e social.

Entre as ações já realizadas, estão a apresentação das causas e impactos do desperdício de alimentos e a oficina sobre redução de perdas na pós-colheita de hortaliças, ambas ministradas pela pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Milza Lana, no II Seminário Regional de Agronegócio em Ipatinga, além de uma palestra sobre boas práticas na colheita e beneficiamento de hortaliças, na III Feira da Agricultura Familiar, em Entre Folhas, no Leste de Minas Gerais.

© 2016 IBIO - All rights reserved