menu
30/04/18 - Por: IBIO

Arranjo de adequação ambiental atinge marca de 500 contemplados

Um arranjo ambiental, fomentado pelo IBIO, chegou à marca de 500 produtores rurais contemplados, em 10 cidades do Espírito Santo, pertencentes à Bacia do Rio Doce. A ação, que conta com recursos do Programa de Recomposição de Apps e Nascentes, dos CBHs Doce, Guandu, Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoas do Rio Doce; da empresa The Nature Conservancy (TNC) e do Governo do Estado do Espírito Santo, através do Programa Reflorestar; resultará no aumento da cobertura florestal de uma área de aproximadamente 1500 hectares e em investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Propriedades em equilíbrio ambiental e econômico

Cientes da importância da recomposição das áreas de preservação permanente para a  disponibilidade hídrica e diminuição dos impactos da estiagem na economia e qualidade de vida das populações locais , o IBIO, os CBHs dos rios Doce, Guandu, Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoas do Rio Doce, o Governo do Estado e a TNC investiram na adequação ambiental de 600 propriedades rurais em dez municípios do Espírito Santo, pertencentes à porção capixaba da Bacia do Rio Doce.  Neste mês alcançamos a marca de 500 contratos assinados.

O IBIO, responsável pela articulação dos atores e efetivação da parceria, atuou, com o apoio da TNC, na identificação de áreas prioritárias e no suporte técnico. Os Comitês de Bacia, com o apoio do IBIO, nas funções de agência de água, e através do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes, investiram na contratação de empresa especializada na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de projetos de plantio de espécies florestais para fins de conservação e/ou adoção de práticas rurais sustentáveis, que demandaram investimentos de cerca de R$ 1 milhão – recurso oriundo da cobrança pelo uso da água na porção federal do Rio Doce. Já o Estado do Espírito Santo, por meio do Programa Reflorestar, custeou a compra de insumos para a adequação ambiental das propriedades e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

© 2016 IBIO - All rights reserved