menu
20/02/17 - Por: Assessoria

Especial IBIO 15 anos | Concretizando estratégias e políticas globais

Fruto de movimento brasileiro e mundial para consolidar o conceito de sustentabilidade, o IBIO completa 15 anos celebrando  conquistas e se preparando para os desafios futuros.

banner_site

O IBIO nasceu em 2002, a partir de uma inquietação de dois personagens muito particulares da história recente do Brasil – Erling Lorentzen e o Eliezer Batista. “Naquela época, os dois fundadores já eram peças-chaves em uma articulação global para consolidar o conceito de sustentabilidade no mundo”, resgata o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo. A Rio 92, a criação do World Business Council for Sustainable Development, do Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS), são destaques nessa caminhada.

“O IBIO foi criado como uma forma de transformar as políticas e estratégias globais em ações concretas, em uma missão para restaurar a vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica e promover o meio ambiente”, conta Figueiredo. A escolha da Mata Atlântica foi natural, por se tratar de um bioma de biodiversidade riquíssima, muito degradado e parte importante do patrimônio afetivo do país. Rapidamente, o Instituto construiu uma reputação institucional e técnica, hoje reconhecida e consolidada em todo o Brasil.

Trabalhando em nível nacional, mas com uma atuação muito ligada à Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o IBIO participou de iniciativas importantes como a fundação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, o Diálogo Florestal e o Florestas para a Vida. “Em 2011, passamos por uma transição importante, desenvolvendo estratégias ligadas à gestão de bacias hidrográficas, assumindo a função de agência de bacias do rio Doce, e ajustando a organização para enfrentar os desafios econômicos e sociais pelos quais passaram o mundo – o Brasil em especial”, pontua o diretor-presidente do IBIO.

Na visão de Eduardo Figueiredo, talvez o ano mais emblemático tenha sido 2016, que, na verdade, começou pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015. “Nossa equipe foi chamada para contribuir tecnicamente com o esforço para reparar e compensar o maior desastre ambiental da história, justamente na bacia em que mais trabalhamos. Atendemos ao chamado, de forma corajosa, leal e desprendida, e oferecemos à bacia toda nosso conhecimento e capacidade.”

Este ano, o IBIO comemora mais uma conquista: 15 anos de existência, completados em 19 de fevereiro. Em menos de duas décadas, o Instituto construiu uma trajetória rica e ampla nas conquistas de resultados e avanços na sua missão, que representa a síntese de um desejo que é coletivo: “Melhorar a qualidade ambiental e promover a gestão integrada de recursos territoriais como forma de gerar desenvolvimento econômico, equidade social e bem-estar humano”. Para celebrar, o IBIO está preparando uma série especial de 15 anos, com matérias que visam uma retrospectiva das principais conquistas e avanços do Instituto e seus parceiros, como forma de destacar iniciativas e a aplicação bem-sucedida de conhecimento e, principalmente, inspirar ainda mais ação. Acompanhe e confira!

 

 

© 2016 IBIO - All rights reserved