menu
27/10/16 - Por: Assessoria

Pesquisadores realizam monitoramento em Barra Longa

Estudiosos fazem coleta de informações nas propriedades de agricultura familiar beneficiadas pelo projeto Rio Doce de Novo do IBIO

ibio_monitoramento_rio_doce_de_novo

Coletar informações técnicas para entender as características e a atual situação das propriedades rurais de agricultura familiar, de Barra Longa (MG), que foram impactadas pela deposição de rejeitos causada pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), e estão sendo beneficiadas pelo projeto Rio Doce de Novo, do IBIO. Com esse objetivo, pesquisadores e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), coordenadas pelo núcleo Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas / Zoneamento Ambiental Produtivo (ISA / ZAP), visitaram a região, entre 3 e 5 de outubro.

As análises dessas coletas e do levantamento de informações vão permitir entender o cenário ambiental, econômico e social desses estabelecimentos rurais, além de um acompanhamento especializado das transformações alcançadas a partir das ações e atividades de adequação produtiva sustentável, promovidas pelo projeto Rio Doce de Novo, do IBIO.  “Esse monitoramento técnico é fundamental para mensurarmos os efeitos e resultados das soluções que estamos implantando na região, de forma a melhor qualificar nossa capacidade de prover a produção sustentável dessas propriedades trabalhadas”, esclarece Thomás Ferreira, especialista em agricultura sustentável do IBIO.

A atividade contou, ainda, com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, que aplicaram em campo os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas cursadas na universidade. Para os profissionais do IBIO, o envolvimento de pesquisadores, professores e estudantes contribui para validar tecnicamente as ações e soluções implementadas e fortalecer a parceria do IBIO com instituições de ensino, pesquisa e extensão. “A criação de uma rede colaborativa técnico-científica visa garantir a robustez e eficácia das metodologias utilizadas e alimentar a discussão sobre os principais resultados obtidos. Esse piloto vai permitir estruturar um sistema de monitoramento da relação entre o custo e a efetividade dessas atividades e tecnologias adotadas. O intuito é desenvolver um modelo de controle técnico-científico que possa ser facilmente escalável e aplicável nas demais regiões de interesse e prioritárias da bacia hidrográfica do Rio Doce, preenchendo, assim, uma crônica lacuna causada pela falta de informações e dados atualizados desses territórios”, enfatiza Marco Follador, gerente da área de ciência do IBIO.

O projeto Rio Doce de Novo

O IBIO recebeu, em março deste ano, os recursos doados pela banda Pearl Jam, no valor de US$ 33,333.00 (aproximadamente R$ 120 mil). O valor está sendo utilizado no desenvolvimento do projeto Rio Doce de Novo, que visa à capacitação em agricultura sustentável para recuperar e aprimorar o potencial de produtores rurais de municípios da bacia hidrográfica do Rio Doce, principalmente da Bacia do Piranga, afetados diretamente pelo rompimento da barragem do Fundão, como Barra Longa.

O projeto prevê, por meio da criação de duas unidades de referências tecnológicas (URT) em estabelecimentos rurais da região, disseminar tecnologias e boas práticas agrícolas que aumentem a eficiência produtiva e promovam a recuperação ambiental. Espera-se beneficiar mais de 3.500 pessoas direta e indiretamente.  Já foram realizados mais de 100 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e um curso de saneamento rural que mobilizou e capacitou agricultores familiares, agentes de saúde, gestores e técnicos extensionistas da região na construção, instalação e operação de fossas de evapotranspiração.

As próximas ações são a continuidade desse trabalho de assistência técnica. O sistema de manejo racional de pastagem com árvores, numa área de três hectares (3 ha), é uma das soluções que estão sendo desenvolvidas em parceria com os produtores. Entre 7 e 11 de novembro, será realizado um curso de manejo racional de pastagem gratuito, em parceria com a Emater-MG, em Barra Longa. Já os sistemas agroflorestais (SAF), como o restauro de áreas de preservação permanente (APP), também estão em andamento.  Outras ações já iniciadas são a proteção com o cercamento e recuperação da mata ciliar das nascentes e reservas legais, a instalação de mais de dez caixas de infiltração de água no solo (barraginhas) e das duas URTs de produção de leite.

© 2016 IBIO - All rights reserved