menu
09/11/16 - Por: Assessoria

Parceria pela conservação florestal de bacias capixabas

IBIO integra arranjo institucional com Coca-Cola, Leão, TNC e CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce para recuperação florestal no Espírito Santo.Termo de Cooperação Técnica com o programa Reflorestar, do Governo do Estado, foi assinado em 9 de novembro

programa-reflorestar

(da esq. p/dir.) Eduardo Figueiredo, diretor-presidente do IBIO, Dolores Colle, presidente do CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce, Francisco Rossine, produtor rural em Vila Valério, Ricardo Valory, diretor do IBIO-AGB Doce, e Leonardo Deptulski, presidente do CBH Doce, na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Governo do Espírito Santo, Coca-Cola Brasil, Leão Alimentos e Bebidas, TNC, IBIO e CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce

Com o objetivo de apoiar a recuperação florestal e ampliar a segurança hídrica em comunidades do norte Espírito Santo, foi assinado em 9 de novembro, em Vitória (ES), o protocolo de intenções para celebração do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do programa Reflorestar, junto com a Coca-Cola Brasil, Leão Alimentos e Bebidas, The Nature Conservancy (TNC), por meio da Coalizão Cidades pela Água e da Aliança pelos Fundos de Água, IBIO e o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce (CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce).

A proposta é, por meio do programa Reflorestar, do Governo do Estado, implantar ações recuperação e a conservação florestal na região dos córregos do Cupido e do Pau Atravessado, que estão localizados em parte da Bacia Hidrográfica de Barra Seca e Foz do Rio Doce, e que têm sentido os efeitos negativos da estiagem atual. O projeto propiciará a recuperação de, aproximadamente, 100 a 150 hectares de vegetação nativa e implementará melhores práticas de manejo do solo e da atividade agrícola em 51 propriedades, nos próximos cinco anos, ações que contribuem para a disponibilidade de água na região e nas áreas de influência.

Desde 2011, quando o governo do Estado lançou o programa Reflorestar, cerca de 4,8 mil hectares (há) já foram incorporados, atendendo, até agora, cerca de 1.800 ha. Recentemente, o programa passou por algumas revisões consolidadas na lei 10583 de 18/10/16, sendo uma das principais mudanças a abertura para a celebração de parcerias público-privadas e o repasse dos recursos para os pagamentos de serviços ambientais (PSA) diretamente pelo Banco do Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

“O Programa Reflorestar tem evoluído muito nos últimos anos e já é uma referência internacional. Com a meta de aumentar em 80 mil hectares a cobertura florestal em todo o Espírito Santo até 2018, arrisco dizer que a iniciativa tem, hoje, uma das metas mais desafiadoras de recomposição e conservação de cobertura florestal do Brasil para um Estado. Mas sabemos que não será fácil. Por isso, ter a abertura para a construção de parcerias público-privadas e com o terceiro setor é um ganho estratégico para avançarmos cada vez mais. Começar esta nova fase do programa já contando com parceiros como TNC, Coca-Cola, Leão, IBIO e o próprio Comitê de Bacias é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, comenta Aladim Cerqueira, secretário de Estado do Meio Ambiente.

Arranjo institucional pelos recursos hídricos

Junto com a TNC e o Comitê, o IBIO vai atuar na implantação da adequação ambiental das 51 propriedades rurais que serão contempladas pela iniciativa. De acordo com o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, “esse acordo de cooperação técnica é uma forma muito inteligente de integração de recursos e capacidades”. Isso porque os investimentos da Coca-Cola Brasil, Leão Alimentos e Bebidas e TNC possibilitarão ao IBIO realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades, elaborar os projetos técnicos de adequação ambiental do Reflorestar, e supervisionar a implantação dos planejamentos em campo.

Já os recursos do CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce, provenientes da cobrança pelo uso da água, serão destinados às ações complementares, como saneamento e adequação de estradas rurais etc. Finalmente, o pagamento por serviços ambientais (PSA) será realizado pelo Reflorestar, que depositará na conta dos produtores rurais os recursos relativos à proteção da floresta em pé, às compras de insumos para recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) e, também, para a implantação dos sistemas agroflorestais previstos nos 51 contratos que serão assinados entre o programa do governo do Estado e os agricultores. As atividades incluem o planejamento para priorizar as áreas de recuperação ambiental, o apoio técnico e institucional ao CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce para a melhor destinação dos recursos oriundos da cobrança pela água, e a implantação dos projetos técnicos.

“Cada propriedade terá um projeto técnico de restauração ambiental, que será elaborado via plataforma do programa Reflorestar. O processo de definição das áreas prioritárias foi construtivo e participativo, por meio da Câmara Técnica de Programas e Projetos do CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce, que além de atuar diretamente nessa etapa, validou em plenária as regiões para a implementação da iniciativa”, detalha Thiago Belote, coordenador de projetos do IBIO. Entre os critérios técnicos utilizados nessa seleção estão o mapeamento do uso do solo, a susceptibilidade à erosão, o comprometimento hídrico e o mapeamento das ações já existentes no território.

O CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce pode ser chamado de caçula entre os comitês capixabas. Com menos de dois anos de criação, dá um passo importante com esta parceria para avançar no seu desenvolvimento e consolidação. “Não são abundantes, mas existem recursos disponíveis nos Comitês, frutos da cobrança pelo uso das águas na calha central do Rio Doce, mas o acesso e sua aplicação dependem de projetos constituídos, bem estruturados e alinhados aos planos de bacias. Por isso, acreditamos muito no potencial desta parceria, que vai contribuir e nos ajudar a alavancar projetos e ações de referência em regiões da nossa bacia”, assinala Dolores Colle, presidente do CBH.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica marca, também, a chegada ao Espírito Santo da iniciativa Coalizão Cidades pela Água, coordenada pela TNC, a maior organização ambiental do mundo. Com o objetivo de ampliar a disponibilidade de água para mais de 42 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas, a Coalizão promove ações que, como o IBIO, utilizam a própria natureza para proteger rios e nascentes fundamentais para o abastecimento dos moradores das cidades e do campo. As medidas incluem a restauração de florestas e solos em áreas de mananciais, o apoio a políticas públicas para a recuperação florestal e o engajamento do produtor rural na conservação das fontes de água.

 “O arranjo que está se formando no Espírito Santo vai acelerar a recuperação e a conservação de florestas e solos em áreas estratégicas para o abastecimento de água. Apoiar esse tipo de solução, que nós chamamos de infraestrutura verde, é tão importante para a segurança hídrica quanto fazer grandes obras de engenharia e traz um retorno sobre o investimento muito vantajoso”, afirma Gilberto Tiepolo, gerente adjunto de conservação da TNC.

 “Não apenas a Leão, mas todo o Sistema Coca-Cola Brasil, tem se esforçado a cada dia para utilizar a água de forma consciente e responsável, pois é um elemento fundamental para a vida, a agricultura e o nosso negócio. Além de ser recurso natural necessário para produção de nossas bebidas, a água é também um de nossos elos de relacionamento com a natureza e com as comunidades em que atuamos, como em Linhares. Acreditamos que essa iniciativa é de suma importância para que todos – esferas pública e privada – consigamos estabelecer metas em conjunto e somar ainda mais esforços”, explica Axel de Meeûs, diretor geral da Leão Alimentos e Bebidas.

Durante a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica, os produtores rurais da região dos córregos do Cupido e Pau Atravessado estiveram presentes para assinar o contrato de PSA e receberam mudas de árvores nativas como símbolo de concretização dessa parceria. Entre eles, estava Francisco Rossine, conhecido como Chico da Mata, da comunidade de Vila Valério. Ele é considerado uma referência por suas práticas de adequação ambiental na atividade produtiva de sua propriedade rural, na qual, dos 21 hectares, preserva oito, sendo que cerca de 30% do terreno é de vegetação nativa. Seu estabelecimento é tido como um “oásis” na região, pois é a única propriedade rural com água na região. Por ter água em abundância, Chico da Mata tem abastecido oito caminhões-pipa da Prefeitura por dia, contribuindo para o abastecimento do município e comunidade local.

O IBIO no Espírito Santo

A atuação do IBIO no Espírito Santo e em parceria com algumas das instituições que compõem o arranjo institucional desse novo projeto do Reflorestar é antiga. Em 2005, junto com a TNC e a Conservação Internacional (CI), apresentou ao governo do Estado o conceito de pagamento por serviços ambientais (PSA). Dessa articulação, nasceu o projeto Florestas para Vida, implantado nas Bacias do Jucú e Santa Maria da Vitória, por meio de recursos do Banco Mundial. Já entre 2008 e 2011, apoiou o Estado através de cooperação técnica com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama / Iema), para implantação do programa estadual de PSA, por meio do projeto ProdutorES de Água. Junto com a TNC, os Comitês das Bacias Hidrográficas de Pontões e Lagoas do Rio Doce, Guandu, e Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoas e o Reflorestar, o IBIO coordena o projeto de restauração florestal de 1,5 mil hectares na porção capixaba da Bacia do Doce, em 2014.

© 2016 IBIO - All rights reserved