menu
29/06/16 - Por: Assessoria

IBIO é eleito membro titular do CBH-Frabs

Reunião plenária eleitoral do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio elege seus representantes, cuja posse está prevista para julho.

Fonte: Daniel Souza Lima [CC BY-SA 3.0] via Wikimedia Commons

Foto: Daniel Souza Lima [CC BY-SA 3.0] via Wikimedia Commons

Em reunião plenária eleitoral do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBH Frabs), o IBIO foi eleito como membro titular do Comitê. A plenária aconteceu em Eunápolis (BA), em junho, e também elegeu como titular o Movimento de Defesa por um Planeta Sustentável (MDPS). Os suplentes são o Centro de Pesquisa em Direito e Segurança (Cepedes) e o Grupo Ambiental Natureza Bela. A plenária teve por objetivo consolidar a renovação do CBH Frabs com as instituições anteriormente habilitadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). As instituições foram eleitas por representantes de organizações dos segmentos do poder público, sociedade civil e usuários.

A renovação dos membros do Comitê é um momento estratégico para reafirmar a gestão participativa das águas na Bahia, pois garante assento dos representantes da sociedade civil, usuários e governos, mediante processo eleitoral, nesse processo de articulação. Uma vez nos comitês, esses atores assumem a responsabilidade e o protagonismo na gestão das águas na bacia hidrográfica na sua região.

O diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo destaca que para o Instituto é uma oportunidade de dividir experiências e boas práticas bem-sucedidas em outros projetos na busca coletiva de resultados. “Como integrantes do CBH Frabs, nosso intuito é compartilhar o que consideramos o nosso maior patrimônio: o conhecimento técnico e científico. Por meio de nossa capacidade de mobilizar novos parceiros em prol da preservação da bacia e da multiplicação da informação, esperamos agregar desenvolvimento sócio-econômico, aumentando a produtividade das comunidades ribeirinhas, em equilíbrio com a competitividade ambiental”, defende Eduardo Figueiredo.

O processo de renovação, além de reoxigenar o Comitê com uma nova composição de colegiado e diretoria, amplia a participação dos segmentos do poder público municipal, sociedade civil e usuários, para garantir o uso racional da água no Estado da Bahia. A próxima plenária, que colocará em pauta a posse dos novos membros do CBH Frabs, ocorre no final de julho.

© 2016 IBIO - All rights reserved