menu
11/08/17 - Por: IBIO

IBIO participa do Encontro Nacional do Observatório da Governança das Águas

oga 2

O Encontro Nacional do Observatório da Governança das Águas (OGA) ocorreu no dia 8 de agosto, em Brasília/DF. O evento teve como principal objetivo reunir os membros signatários para definir a estrutura organizacional do Observatório e formar o comitê gestor responsável pela condução das atividades do movimento durante os próximos dois anos.

O diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, compôs a mesa de abertura, ao lado dos demais membros do atual núcleo executivo do OGA (WWF, ABRH, Nosso Vale – Nossa Vida, ConSenco, IRBR e UFMT-PPGRH). Segundo ele, “a expectativa é que o OGA desempenhe um papel significativo no fortalecimento do Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos. A definição clara do objeto de observação foi fundamental para que esse objetivo seja alcançado”.  Para a controladora técnica, Amanda de Andrade, que também participou do evento, este “foi um marco na formalização da estrutura do Observatório e a partir de agora, o foco será direcionado para o desenvolvimento de um painel de indicadores para a governança das águas no Brasil, coleta e sistematização de informações.” A elaboração do plano de negócios do Observatório  foi fruto de quase um ano de trabalho realizado sob consultoria da empresa SenseLab.

Entre as autoridades presente no encontro, estavam os deputados Nilto Tatto, membro da Comissão de Meio Ambiente daCâmara, e Alessandro Molon, da Frente Parlamentar Ambientalista. Ambos manifestaram apoio ao Observatório. “O cenário político não está favorável para a agenda ambiental e por isso uma iniciativa como o OGA, que reúne tantos atores em prol da gestão das nossas águas, é muito bem-vinda”, ressaltou Molon. O evento ainda reuniu representantes dos Observatórios do Clima e do Código Florestal e promoveu um debate sobre o funcionamento desses coletivos e as principais lições aprendidas.

“O encontro foi uma experiência muito válida, pois temos desafios parecidos, como a viabilidade financeira, a mobilização da sociedade em torno desses temas e a promoção de um diálogo entre organizações muito diferentes entre si”, ressalta Amanda.

Sobre o OGA

Movimento multissetorial que reúne uma rede de 85 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e indivíduos que reconhecem a necessidade de monitorar o desempenho dos Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos para fortalecer a gestão das águas no Brasil. (http://www.observatoriodasaguas.org/)

 

© 2016 IBIO - All rights reserved