17/10/17 - Por: IBIO

IBIO participa de Assembleia Geral do FSC

Pela primeira vez em sua história, o IBIO participou da Assembleia Geral do FSC Internacional, entre os dias 8 a 13 de outubro, no Canadá. No evento, foram discutidos os desafios e as soluções para o manejo florestal responsável e o direcionamento futuro da organização. O IBIO tornou-se membro do FSC Internacional em 2017 com o intuito de ampliar a participação brasileira na plenária composta por representantes de mais de 80 países. Na assembleia, o instituto foi representado por sua consultora em controladora técnica, Amanda de Andrade.

Segundo Amanda, “o IBIO entende que a certificação é uma ferramenta importante para a promoção de boas práticas no setor florestal e o FSC é um dos principais selos adotados em todo o mundo.” Dentre os principais assuntos que foram tratados na assembleia, vale destaque os relacionados à madeira controlada, à paisagens florestais intactas e à governança e planejamento estratégico do FSC. Questões relacionadas à igualdade de gênero, inclusão de pequenos produtores e direitos de povos indígenas e tradicionais também foram debatidas.

“O FSC Brasil levou uma delegação muito competente e coesa para essa Assembleia Geral”, ressalta Amanda. Como componente da câmara ambiental, o IBIO buscou contribuir para o fortalecimento do manejo sustentável em florestas tropicais, ampliando o diálogo com representantes da América Latina e África. “O FSC pretende ampliar a área de florestas certificadas no mundo inteiro. Para que isso ocorra, ficou evidente que será necessário investir na inclusão de pequenos proprietários rurais, no manejo comunitário e na relevância e credibilidade da marca”.

Quer saber mais sobre o evento? Acesse: https://ga2017.fsc.org/

fsc 1

Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil e ex-colaborada do IBIO, com Amanda Andrade

fsc 2