menu
19/01/17 - Por: Assessoria

IBIO integra Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga

Com o objetivo de proteger a biodiversidade da Mata Atlântica e o bem-estar das comunidades rurais, o IBIO integra o arranjo institucional para buscar soluções e compartilhar conhecimento

De grande importância biológica, um corredor ecológico é uma região de áreas naturais em que há ocupação humana em variados graus. Trata-se de uma porção em que o manejo integrado da terra permite a manutenção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de uma forte economia regional. A criação dos corredores tem como objetivo criar áreas para a sobrevivência e perpetuação de espécies nativas, por meio da união de fragmentos de vegetação nativa, com porções cuja intensidade de uso é moderada.

O Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi reconhecido em 2014, por meio de decreto estadual, e está localizado entre Caratinga e Simonésia (MG), no Leste de Minas Gerais. O IBIO faz parte da iniciativa e integra, por meio da bióloga e coordenadora de projetos na região, Narliane Martins, o Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, criado em 2016. Seu suplente é o diretor técnico do IBIO-AGB Doce, Fabiano Henrique da Silva Alves.  Além disso, o IBIO é gestor do grupo de trabalho Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, na interlocução com o produtor rural e, ainda, membro do grupo de Políticas Públicas desse arranjo institucional.

 “O objetivo é, a partir da experiência e conhecimento técnico do IBIO, contribuir para a construção de soluções para o corredor ecológico”, conta Narliane. O Comitê, presidido pela Fundação Biodiversitas, é composto também por representantes do poder municipal, estadual, ONGs de assistência técnica ao produtor rural e de proteção à biodiversidade, associação de produtores locais e instituições de educação. “Com os demais membros, pretendemos atuar na cooperação para a biodiversidade e na promoção do bem-estar das comunidades que vivem na região, por meio de agricultura sustentável e restauração florestal”, detalha a coordenadora de projetos.

As atividades do Comitê já começaram. Para solucionar problemas para o desenvolvimento sustentável na região, como falta de incentivo fiscal e financeiro para propriedades rurais com produção sustentável, sistema convencional e produção de monoculturas, uso demasiado de agrotóxicos, desmatamento de matas ciliares e poluição de cursos de água, foram construídos planos de trabalho. Os esforços nesse primeiro momento serão para captar recursos e construir parcerias para viabilização das ações.

Muriqui (Brachyteles hypoxanthus)

Uma das principais bandeiras do Comitê do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga é a preservação das populações de muriqui que ali residem. Também conhecido como mono-carvoeiro, o macaco muriqui existe somente na Mata Atlântica, e suas populações estão ameaçadas pela destruição do habitat e pela caça.

É o maior mamífero endêmico no Brasil e o maior primata da América. Os machos podem chegar a 15 kg. O gênero é dividido em duas espécies, uma que ocorre em Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia. A outra é encontrada em São Paulo, Rio de Janeiro e em partes do Paraná.

© 2016 IBIO - All rights reserved