menu
28/06/17 - Por: IBIO

IBIO marca presença em encontro sobre equidade de gêneros

Visando unir forças para a restauração da Mata Atlântica foi criado, em 2009, o PACTO pela Restauração da Mata Atlântica. A iniciativa une instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras.

Signatários do movimento, entre eles o IBIO, organizam-se em Grupos de Trabalho (GT) que debatem os seguintes temas: Diversidade, Técnico-científico, Economia da Restauração, Captação de Recursos, Políticas Públicas, Inteligência Geoespacial e Comunicação.

Nos dias 20, 21 e 22 de junho, O GT Diversidade realizou capacitação sobre a temática de Gênero nos projetos e estratégicas do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, na cidade de Antonina, no Paraná. O foco das discussões foi em como promover a equidade de gêneros em iniciativas de restauração florestal. Representaram o IBIO: Severino Rodrigo Ribeiro Pinto, gerente de Programas e Projetos, Narliane Martins, analista de Mobilização e Engajamento e Jaqueline Cozzer, técnica agrícola.

Severino, que é coordenador do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica, apresentou a estrutura de governança, as metas e estratégias deste e um case de projeto. Narliane e Jaqueline, mostraram o trabalho do IBIO à frente da Unidade Regional do Pacto no ES e Bacia do Rio Doce com destaque aos resultados em restauração florestal e a perspectiva de gênero. Os presentes compartilharam vivências em iniciativas de geração de renda e restauração florestal protagonizadas por mulheres e colaboraram para o conteúdo das cartilhas a serem publicadas em breve para auxílio às instituições de restauração na conquista da equidade de gênero em suas iniciativas.

“A capacitação foi produtiva e inspiradora. Construímos coletivamente percepções, aprendizados, diretrizes e um plano de ações para inclusão da perspectiva de gênero em iniciativas de restauração florestal. Acreditamos que isso será benéfico, principalmente para as florestas, entre tais a Mata Atlântica”, afirma Narliane.

Clique aqui para saber mais sobre as funções desempenhadas pelo IBIO no Pacto.

© 2016 IBIO - All rights reserved