menu
26/07/16 - Por: Assessoria

Agricultor, o guardião da terra

O IBIO lança uma homenagem aos seus principais parceiros: os pequenos produtores rurais

agricultura_familiar_agricultor

Dos 8,6 milhões de hectares que compõem o território da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, 68% é de área produtiva e 27% de vegetação nativa. São 309 mil estabelecimentos rurais, dos quais a maior parcela são de pequenas propriedades com tamanho médio de 28 hectares. A partir desses dados estatísticos, provenientes de estudos do IBIO na região, na qual está presente na porção baixa, média e alta do Doce, nos estados de Minas Gerais de Espírito Santo, o instituto comprova porque o pequeno agricultor deve ser transformado no principal aliado na recuperação e preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

“Ele tem potencial para ser transformado em guardião da terra. Basta tornar o conhecimento acessível. Para o IBIO, ele é o grande parceiro dos nossos projetos, o verdadeiro gestor do meio ambiente e comprovamos isso todos os dias”, destaca Eduardo Figueiredo, diretor-presidente do IBIO. É essa a reflexão que o novo vídeo do canal do IBIO no YouTube, que na semana em que se comemora do Dia Internacional da Agricultura Familiar (25 de julho) e Dia do Agricultor (28 de julho), propõe à sociedade: compreender o real papel da atividade na preservação ambiental e para o bem-estar das pessoas.

Por meio da disseminação de novas tecnologias, conhecimentos e metodologias que são tendências globais, a agricultura familiar pode adotar práticas que potencializam a capacidade produtiva e agregam resultados ambientais, como a agroecologia, sistemas agroflorestais, uso racional da água, adequação ambiental e saneamento rural. “Se mobilizarmos todo o contingente de pequenos produtores e as iniciativas dos Comitês de Bacia, do poder público, do setor privado, da sociedade civil, da comunidade, do acadêmico, entre outros, em dez anos podemos recuperar, somente na Bacia do Rio Doce, 120 mil hectares de áreas de preservação permanente e 5 mil nascentes”, pontua Figueiredo.

Um exemplo prático de como esses resultados são possíveis é o projeto Território Sustentável Ribeirão do Boi, cujas ações, avanços e o potencial de recuperação são detalhados no vídeo. Confira!

Ficha técnica:

Coordenação: Eduardo Figueiredo (diretor-presidente IBIO) / Rafaela Rodrigues (gerente de Comunicação IBIO)

Colaboração:

Narliane Martins

Thomás Ferreira

Desenvolvimento, produção e execução: Prefácio Comunicação

  • Direção: Ana Luiza Purri
  • Design: Patrícia Sacco
  • Roteiro e edição: Beatriz Debien e Débora Santana
  • Locução e Social Media: Rute Faria
© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados