menu
16/03/18 - Por: IBIO

IBIO compartilha experiências ambientais no 8º Fórum Mundial da Água

Resultados da gestão participativa de bacias hidrográficas e infraestrutura verde estão entre os temas apresentados pelo instituto. IBIO também será coautor de publicação lançada no fórum.

O Instituto BioAtlântica (IBIO) marcará presença na 8ª edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília/DF, de 18 a 23 de março. O encontro ocorre pela primeira vez em um país do Hemisfério-Sul e reunirá especialistas de todo o mundo. O diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, compartilhará os resultados da atuação do instituto junto aos Comitês de Bacia na promoção da gestão participativa das águas, além das experiências já consolidadas na gestão integrada de territórios, com foco no incremento econômico, equidade social e bem-estar humano. “Trata-se de um momento ímpar, de alinhamento mundial entre as diversas instituições governamentais, privadas e a sociedade civil sobre a forma como temos gerenciado nossa água. É uma grande oportunidade de discutirmos nossas políticas de recursos hídricos, que já estão sendo reavaliadas e discutidas, e de ter contato com o que há de mais moderno e sustentável no mundo”, ressaltou Figueiredo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que 1,5 bilhão de pessoas – ou seja, 1/5 da população mundial – não têm acesso ao abastecimento de água suficiente. O cenário é agravado diante da previsão de aumento considerável da demanda pelo recurso pela produção agrícola, do crescimento acelerado de núcleos urbanos, além da grande produção industrial e de energia. O fórum, realizado a cada três anos, debaterá questões relacionadas ao futuro da água, tendo como norte os seguintes eixos temáticos: clima, pessoas, desenvolvimento, urbano, ecossistemas, financiamento, compartilhamento, capacitação e governança.

IBIO presente em publicação

A publicação “Compartilhando Experiência das Águas de Minas Gerais – Brasil” tem lançamento agendado para o Fórum Mundial da Água. Organizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), com o apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a obra conta com cinco artigos de colaboradores do IBIO. Dividida em dois volumes, com total de 63 artigos, a publicação reúne estudos, boas práticas e experiências de entidades públicas e privadas, universidades, empresas e ONGs com atuação no Estado. Os conteúdos abordam questões relacionadas à governança, ao ecossistema e ao compartilhamento – três dos nove temas centrais do Fórum. 

Acesse as publicações nos links abaixo:

Compartilhando Experiências das Águas Minas Gerais- Brasil- 01

Compartilhando Experiências das Águas Minas Gerais – Brasil – 02


Fórum Mundial das Águas
O Fórum Mundial da Água, organizado pelo Conselho Mundial da Água, é o maior evento global sobre o tema água e contribui para o diálogo do processo decisório sobre o recurso em nível global, visando ao seu uso racional e sustentável. O evento terá mais de 200 debates e sessões, também contará com área de exposições, a EXPO, destinada aos pavilhões de países e às empresas que desejam vender produtos e serviços. Outro espaço, a Feira, tem acesso gratuito, aberto ao público: lá estarão presentes as instituições interessadas em apresentar seus produtos, serviços e soluções para empresas, consumidores, governos, sociedade, universidades.



© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados