menu
08/09/17 - Por: IBIO

Por uma gestão integrada da paisagem na Mata Atlântica

Planejamento de Paisagens Sustentáveis face

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2017, a Apremavi, em parceria com a EcoAgriculture Partners e o Diálogo Florestal, e apoio da Fundação Mitsubishi, promoveu o Workshop Diálogo, planejamento e gestão integrada de paisagens sustentáveis – rede de aprendizagem sobre paisagens, em São Paulo (SP). O workshop promoveu a troca de experiências entre as instituições participantes e identificou métodos de trabalho em conjunto que permitam avanços significativos na aprendizagem sobre gestão integrada da paisagem na Mata Atlântica, incluindo restauração, conservação e desenvolvimento sustentável.

O evento reuniu representantes das seguintes instituições: Apremavi, EcoAgriculture Partners, Diálogo Florestal Brasileiro, Diálogo Florestal Internacional, Fóruns Florestais da Bahia, São Paulo, Paraná/Santa Catarina e Espírito Santo, União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), World Resources Institute (WRI), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), Instituto do Democracia e Sustentabilidade (IDS), Fundação Renova, World Wide Fund for Nature (WWF) e Laboratório de Hidrologia Florestal da ESALQ/USP.

Severino Rodrigo, gerente de Programas e Projetos do IBIO, e Thiago Belote, coordenador de Programas e Projetos, representaram, respectivamente o movimento Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e o Fórum Florestal Capixaba.

Apremavi, Diálogo Florestal e EcoAgriculture Partners abriram o workshop apresentando expectativas e metodologias de trabalho. Na sequencia, as instituições convidadas fizeram um breve apontamento sobre o histórico de trabalho realizado por eles, como eles se relacionam com o planejamento de paisagens e qual é o efeito desse trabalho. As seções plenárias indicaram que muito mais do que uma nova rede, é preciso construir espaços concretos de aprendizado sobre planejamento de paisagens, aproximando instituições para comunicar iniciativas, integrar ferramentas e fortalecer projetos podendo assim atrair mais recursos, envolver novos parceiros e ganhar escala de trabalho.

Surgiu então a ideia do Fórum Colaborativo sobre Planejamento de Paisagens, um espaço para promover ações concretas para o planejamento de paisagens. Além de apontar a necessidade da criação do Fórum, foram apontadas pelo grupo potenciais áreas piloto para o planejamento de paisagens sustentáveis como a Bacia do Rio Doce (MG/ES), o Sistema da Cantareira (SP), o Alto Vale do Itajaí (SC) e a bacia do Itaúnas (ES), e, elencadas atividades potenciais, com base no quadro de capacidades, a serem desenvolvidas nessas áreas. Agora o grupo irá detalhar as atividades sugeridas, bem como avaliar a viabilidade das áreas piloto propostas e tentar desenvolver ações conjuntas para a implementação do Fórum Colaborativo.

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados