menu
20/07/17 - Por: IBIO

IBIO passa a abrigar Coordenação Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

coordenação regional do pacto

No final de junho, o IBIO passou a abrigar a Coordenação Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O gerente de Programas de Projetos, Severino Rodrigo Ribeiro Pinto, foi eleito para o cargo. Segundo ele: “Assumir essa nova posição reforça ainda mais o compromisso do instituto com a agenda de restauração da Mata Atlântica. A expectativa é ajudarmos na consolidação de uma das maiores coalizões multisetoriais em prol da recuperação de áreas degradadas de florestas tropicais do mundo.”

O IBIO também é membro do Conselho Coordenador do Pacto, junto com organizações que são referência na área ambiental: Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), Conservação Internacional (CI), The Nature Conservancy (TNC), World Resources Institute (WRI), Natureza Bela, Mater Natura, Instituto Socioambiental (ISA) e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). Além disso, desde 2015, o instituto atua como Unidade Regional (UR) do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo e na bacia do rio Doce.  “Fomentamos diagnósticos da cadeia de recuperação ambiental, contribuímos para a promoção de capacitações e treinamentos dos atores envolvidos. Apoiamos e auxiliamos, ainda, a elaboração de políticas públicas e privadas de adequação ambiental das atividades produtivas, além da gestão e disseminação da informação e do conhecimento técnico, de estratégias, ferramentas e ações do coletivo”, pontua Eduardo Figueiredo, diretor-presidente do IBIO.

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Coletivo que conta com cerca de 300 organizações parceiras e do qual o IBIO foi um dos fundadores, em 2009, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica trabalha pela articulação e integração de iniciativas pela recuperação ambiental e hídrica desse bioma. Sua atuação é concentrada em áreas que apresentam resquícios da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Mais detalhes, clique aqui.

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados