menu
31/05/16

IBIO Fecha parcerias com RuralMinas e Emater

Dinheiro Rural

Salvo

Os termos de cooperação técnica assinados em 10 de maio, na sede da Emater, em Belo Horizonte, visam beneficiar a Bacia do Rio Doce
Em 10 de maio, o Instituto BioAtlântica (IBIO) assinou dois termos de cooperação técnica com a Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), respectivamente.

A parceria foi firmada na sede da Emater na capital mineira e contou com a presença do diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo, do presidente da Emater-MG, Amarildo Kali, e do gerente da Ruralminas, Augusto Duarte Castro.

O objetivo é o intercâmbio de informações, conhecimentos, experiências, estudos, dados técnicos, apoio institucional e assistência mútua entre as organizações.

“Esse acordo só vem fortalecer a atuação e os resultados dos projetos na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, previstos nos Plano de Aplicação Plurianual de Recursos Hídricos, além das ações complementares promovidas pelo IBIO e que integram o Plano de Disponibilidade de Água (PDA Doce)”, pontua Eduardo Figueiredo.

A parceria firmada com a Ruralminas prevê, no primeiro momento, uma ação conjunta em Barra Longa e Mariana, em Minas Gerais, dois dos municípios mais atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, da empresa Samarco, em dezembro de 2015. “Com a formalização do acordo, serão adequados 4 km de estradas rurais vicinais e abertas dez caixas de infiltração de água no solo”, explica Thomás Ferreira, especialista em Agricultura Sustentável do IBIO.

Já com a Emater-MG, que possui com o IBIO um histórico de cooperação técnica antiga, o intuito da parceria é dar sequência ao trabalho de Cadastro Ambiental Rural (CAR), oferecido na mesma região, sem custo, para os produtores rurais mais atingidos. “Dos 100 CARs previstos, já foram realizados 30, que serão registrados no sistema nacional”, completa Ferreira.

Ambos os acordos, cuja duração é de 36 meses cada um, complementam e fortalecem o projeto de agricultura familiar sustentável iniciado pelo IBIO em março, a partir de uma doação da banda Pearl Jam de U$ 33,333 (aproximadamente R$ 120 mil).  A iniciativa prevê a criação de duas unidades de referências tecnológicas em estabelecimentos rurais da região para disseminar técnicas, tecnologias e práticas agrícolas de alto rendimento que promovam a melhoria do meio ambiente. Espera-se beneficiar mais de 3.500 pessoas direta e indiretamente.

“Vamos trabalhar com pequenos produtores rurais da região diretamente atingida, pois são cidadãos que perderam muito por causa do desastre. O IBIO é especialista em recuperar as condições ambientais e produtivas de estabelecimentos rurais, em nossa estratégia de aumentar a disponibilidade de água na bacia do Rio Doce. Por isso, o projeto foi elaborado para apoiar esses trabalhadores do campo, com insumos e suporte técnico, para aumentar sua capacidade de produção e sustento próprio”, declara o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo.

Fonte: Dinheiro Rural 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados