menu
30/06/16

Do sonho ao direito de receber água tratada em casa

Prefeitura de Ipatinga

Representantes da Prefeitura apresentaram aos moradores o cronograma de obras no Córrego dos Lúcios

Representantes da Prefeitura apresentaram aos moradores o cronograma de obras no Córrego dos Lúcios

Aguardado há vários anos pelos moradores da comunidade do Córrego dos Lúcios, na zona rural de Ipatinga, o projeto de instalação da rede de abastecimento e tratamento de água começou a ser executado pela Prefeitura. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na última segunda- feira (06/06) e os investimentos somam R$ 146 mil, repassados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Segundo técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), o projeto vai beneficiar diretamente 11 famílias (cerca de 50 pessoas), além da igreja do Córrego dos Lúcios. O fornecimento de água será feito por meio de tubulações ligadas a duas caixas d’água, que serão erguidas na comunidade. Depois de pronto, cada um dos reservatórios terá capacidade de armazenamento de 10 mil litros de água. Ao todo serão necessários quase 900 metros de tubos para implantação do projeto.

O tratamento do recurso hídrico, captado de uma nascente localizada em área remanescente de Mata Atlântica, será feito por meio do aparelho “SkyHydrants”, pequeno sistema móvel de tratamento de água, criado na Austrália, que será instalado no reservatório. A tecnologia foi doada ao município pelo Instituto BioAtlântica (IBIO) e tem capacidade para tratar até 12 mil litros de água por dia. O projeto também prevê a doação de caixas d’água com capacidade de 500 mil litros para as famílias beneficiadas.

As obras são tocadas pela empresa 3G Construtora, vencedora do processo de licitação realizado pela Prefeitura. Parte da mão de obra contratada para trabalhar é formada por moradores da própria comunidade. Na avaliação técnica da Sesuma, as intervenções vão impactar diretamente na qualidade de vida das famílias na região do Córrego dos Lúcios, que passarão a ter, nas torneiras de suas residências, água apropriada para o consumo humano e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Municipal de Saúde.

A agricultora familiar, Hilda Firmino Araújo. Fotos: Secom/PMI

A agricultora familiar, Hilda Firmino Araújo. Fotos: Secom/PMI

Córrego dos Lúcios comemora início das obras

O projeto de implantação do sistema de abastecimento e tratamento de água e o cronograma das obras foram apresentados aos moradores do Córrego dos Lúcios, na manha de quarta- feira (08/06), por técnicos da Prefeitura de Ipatinga, Emater-MG e da empresa contratada. A previsão é que as casas comecem a receber água tratada em 60 dias.

“O sonho começa a virar realidade. Os moradores esperavam há muito tempo por essas obras. Vamos melhorar a qualidade de vida da comunidade, que terá mais tranquilidade e menos doenças”, comemorou a agricultora familiar, Hilda Firmino Araújo, de 41 anos, que mora numa casa simples de quatro cômodos ao lado marido e cinco filhos. “Todos os moradores passarão a ter água tratada nas torneiras para a vida toda”, completou.

Para a presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do Córrego dos Lúcios, Divina Luísa Costa, de 65 anos, as obras dão início a uma nova fase na comunidade. “Lutamos durante muitos anos para ver esse momento acontecer. Beber água sem tratamento causava alguns transtornos, como diarreias nas crianças. Daqui a alguns dias, finalmente, vamos receber água de qualidade”, sorriu.

Novos hábitos

A chegada da água tratada em 11 moradias e na sede da igreja do Córrego dos Lúcios vai exigir dos moradores hábitos de economia do recurso hídrico. Isto porque a tecnologia que vai permitir o tratamento da água tem capacidade de filtrar até 12 mil litros por dia. “As torneiras não vão poder ficar abertas como antes. Mas a comunidade vai se organizar e discutir a melhor forma de utilização, por exemplo, criando uma escala para que cada dia uma família possa lavar roupas”, adiantou Divina Luisa.

Os novos hábitos de economia também são motivados por outra razão. Com os longos períodos de estiagem na região, a vazão de água produzida na nascente que abastece a comunidade tem sido reduzida nos últimos anos. A Prefeitura espera que as melhorias também possam contribuir para despertar nos moradores a consciência para combater o desperdício de água. “Pode deixar que vamos fazer a nossa parte para a comunidade andar pra frente”, finalizou a presidente da associação do Córrego dos Lúcios.

Fonte: Prefeitura de Ipatinga

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados