menu
04/01/17

IBIO e parceiros avançam nas atividades do projeto Rio Doce de Novo

Gazeta de Votorantim

Criado a partir da doação da banda Pearl Jam, a iniciativa já apresenta suas primeiras entregas.

O projeto Rio Doce de Novo, desenvolvido pelo IBIO a partir da doação da banda Pearl Jam, continua avançando. “Já foram realizados mais de 100 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e um curso de saneamento rural que mobilizou e capacitou agricultores familiares, agentes de saúde, gestores e técnicos extensionistas de Barra Longa, Mariana e região na construção, instalação e operação de fossas de evapotranspiração. Trata-se de um sistema que pode ser replicado em outras propriedades, de forma independente. A região já conta com duas unidades construídas”, detalha o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo.

As próximas ações são a continuidade desse trabalho de assistência técnica. “Dois estabelecimentos rurais de agricultura familiar, atingidos pelos rejeitos provenientes do rompimento da barragem em Mariana, estão implementando tecnologias específicas para recuperar o potencial produtivo e a sustentabilidade dessas propriedades, de forma a transformá-las em unidades disseminadoras e integradoras desses conhecimentos na região”, ressalta Thomás Ferreira, especialista em agricultura sustentável do IBIO e responsável técnico pelo projeto.

O sistema de manejo racional de pastagem com árvores, numa área de três hectares (3 ha), é uma das soluções que estão sendo desenvolvidas em parceria com os produtores. Já os sistemas agroflorestais (SAF), como o restauro de áreas de preservação permanente (APP), também está em andamento. Outras ações já iniciadas são a proteção com o cercamento e recuperação da mata ciliar das nascentes e reservas legais, a instalação de mais de dez caixas de infiltração de água no solo (barraginhas) e duas unidades de referência tecnológica de produção de leite.

No início de novembro, em Barra Longa, será realizado um curso de manejo racional de pastagem, em parceria com a Emater-MG. “Nosso objetivo com esse curso é capacitar os pecuaristas da região para atuarem como multiplicadores técnicos de práticas de manejo racional de pastagem, visando à sustentabilidade ambiental e produtiva dessa atividade na bacia do rio Doce”, explica Thomás Ferreira, do IBIO, também um dos instrutores do curso.

Ele explica que o manejo racional de pastagem apresenta grande potencial de recuperação de áreas degradadas e, por isso, a inserção de uma capacitação específica no projeto Rio Doce de Novo. “Essa é uma prática que, se adotada nas comunidades rurais atingidas direta ou indiretamente pelos rejeitos minerários oriundos do rompimento da barragem do Fundão, pode ajudar a restaurar e preservar os solos, nascentes e cursos d”água”, enfatiza.

O Curso de Manejo Racional de Pastagem é gratuito e voltado para técnicos extensionistas que atuam na Bacia do Rio Doce; agricultores familiares do segmento de pecuária leiteira, estudantes e pesquisadores interessados na temática.

O projeto Rio Doce de Novo
O IBIO recebeu, em março deste ano, os recursos doados pela banda Pearl Jam, no valor de US$ 33,333.00 (aproximadamente R$ 120 mil). O valor está sendo utilizado no desenvolvimento do projeto Rio Doce de Novo, que visa à capacitação em agricultura sustentável para recuperar e aprimorar o potencial de produtores rurais de municípios da bacia hidrográfica do Rio Doce, principalmente da Bacia do Piranga, afetados diretamente pelo rompimento da barragem do Fundão. Entre eles, estão as cidades mineiras de Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

O projeto prevê, por meio da criação de duas unidades de referências tecnológicas em estabelecimentos rurais da região, disseminar tecnologias e boas práticas agrícolas que aumentem a eficiência produtiva e promovam a recuperação ambiental. Espera-se beneficiar mais de 3.500 pessoas direta e indiretamente.

Outra ação em andamento é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura, que já somam 104 no total, extrapolando a meta de 100 estabelecimentos definida no planejamento da iniciativa. Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. O cadastro forma uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa no país, além de impulsionar o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

A iniciativa também conta com uma parceria de cooperação técnica entre o IBIO, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Fundação Rural Mineira (Ruralminas).

Serviço:
Curso de Manejo Racional de Pastagem
Temas abordados e atividades práticas:
– conceitos de manejo racional de pastagem;
– leis do Pastoreio Racional Voisin (PRV);
– divisão de área;
– projeto hidráulico;
– cercamento elétrico;
– uso de árvores em pastagem;
– melhoramento de pastagem e sobressemeadura;
– bem-estar animal;
– elaboração de um projeto técnico de manejo racional de pastagem.

Duração: 5 dias (total de 40 horas)
– 16 horas de atividades teóricas;
– 24 horas de atividades práticas

Data: de 7 a 11 de novembro de 2016

Hora: 8h

Local: Barra Longa (MG) – Salão Paroquial (ao lado da Igreja)

Mais informações e inscrições: (31) 3823-3167 –

Website: http://ibio.org.br/pb/

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados