menu
21/07/16 - Por: Assessoria

Saneamento rural em Córrego dos Lúcios

Comunidade da zona rural de Ipatinga recebe equipamento e treinamento para tratar água para consumo

humano

A agricultora familiar, Hilda Firmino Araújo. Fotos: Secom/PMI

A agricultora familiar, Hilda Firmino Araújo. Fotos: Secom/PMI

A rede de abastecimento e tratamento de água está chegando ao distrito Córrego dos Lúcios, zona rural de Ipatinga, localizado na sub-bacia do rio Piracicaba, que compõe a bacia do rio Doce. Essa é uma iniciativa realizada por meio da parceria do IBIO com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Prefeitura de Ipatinga. O ponto de partida foi a doação de um SkyHydrant pelo IBIO à comunidade, em atendimento a uma demanda da Emater –MG por disponibilização de acesso à água tratada na região.

“Trata-se de uma tecnologia australiana que consiste em um pequeno sistema de tratamento de água, cedido ao IBIO pela Siemens, que beneficiará, diretamente, 11 famílias (aproximadamente 50 pessoas) e a igreja da comunidade”, explica Narliane Martins, coordenadora de projetos do IBIO na região. A água chegará às residências por meio de tubulações ligadas a duas caixas d’água, com capacidade de armazenamento de 10 mil litros cada. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em junho, parte da mão de obra utilizada será local e a conclusão está prevista para início de agosto.

“Além da doação doSkyHydrant, o IBIO é responsável por mobilizar a comunidade e realizar treinamento para o uso e conservação do novo equipamento”, acrescenta Narliane.Os investimentos para construção da rede de captação, armazenamento e distribuição de água anexa ao SkyHydrantchegam a R$ 146 mil, repassados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Água com qualidade

A água consumida em Córrego dos Lúcios é, atualmente, retirada de nascentes. Um estudo da prefeitura, cuja coleta foi acompanhada pelo IBIO, detectou a presença de coliformes fecais.“Foram realizados, também, exames de fezes da comunidade, por meio dos quais foram identificadas doenças que podem ser evitadas com o tratamento da água”, pontua a coordenadora de projetos do IBIO. Essa água é utilizada na agricultura familiar local, servindode matéria-prima para os alimentos produzidos pela comunidade. O projeto surge, portanto, como um instrumento para promover a saúde e a segurança alimentar dos moradores locais e de quem consome seus produtos.

Saneamento rural no Doce

“A iniciativa em Córrego dos Lúcios é a segunda implementada pelo IBIO na bacia do rio Doce e representa mais uma solução de saneamento rural adotada nas sub-bacias, contribuindo para a preservação desse manancial hídrico”, destaca Narliane Martins.

No total, foram doados ao IBIO, pela Siemens, três aparelhos SkyHydrant. Além do distrito de Ipatinga, na sub-bacia do rio Piracicaba, a comunidade de Bom Sucesso, no município de Santana do Paraíso, localizado sub-bacia do rio Santo Antônio, também foi contemplada em 2015. O IBIO está estudando outra área prioritária para implantar o terceiro equipamento, levando em conta a existência de atividade agrícola familiar e o grau de vulnerabilidade das comunidades.

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados