menu
19/06/17 - Por: IBIO

O IBIO realizou o estudo técnico que subsidiou a priorização de áreas para a recuperação de nascentes, feita pelo CBH Doce ao Comitê Interfederativo

5.000 nascentes serão recuperadas em um período de 10 anos

Um dos programas socioambientais previstos no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) entre e Samarco e Governo Federal, Estaduais e outros órgãos governamentais é o Programa de Recuperação de Nascentes, inserido no eixo temático Restauração de Florestas e Produção de Água. Em um período máximo de 10 anos, a iniciativa irá recuperar 5.000 nascentes, sendo cerca de 500 por ano. A recuperação das nascentes contribuirá para a recarga do lençol freático ao proporcionar o aumento da taxa de infiltração e armazenamento de água no solo e auxiliar também no controle do carreamento de sedimentos para os corpos d’água. Essas ações contribuem para a melhoria da qualidade e o aumento da quantidade de água disponível.

Coube ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) a definição das áreas contempladas, qual solicitou ao IBIO subsídio técnico. O IBIO, portanto, elaborou um estudo técnico, com base em critérios ambientais e socioeconômicos, que subsidiou a priorização das áreas necessárias para orientar o Programa. O estudo foi realizado pelas equipes IBIO de Ciências e da Agência de Bacias, com a colaboração do Marco Follador, gerente de Ciências, Fabiano Alves, diretor técnico da Agência, Luísa Poyares, coordenadora de Programas e Projetos e Gabriela Soares Pereira, analista de Geoprocessamento.

O estudo considerou os seguintes critérios para análise: tamanho de área e área crítica/de vulnerabilidade ponderada das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs) e as captações alternativas para as localidades afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
O documento foi aprovado pelo CBH-Doce em 12 de abril deste ano e deliberada pelo Comitê Interfederativo, em 25 de maio. (Clique aqui ). De acordo com a deliberação, as ações do Programa nos primeiros 05 anos serão voltadas para as três Unidades de Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs) mais críticas: Suaçuí, São José e Piranga.

No ano de 2017, 250 nascentes receberão ações de recuperação na UPGRH Suaçuí, 150 no São José e 100 no Piranga. Dentro das áreas das UPGRHs a serem contempladas, cabe ao CBH-Doce, em articulação com os CBHs afluentes, considerar as recomendações da NT para definição dos locais a receberem as ações de recuperação de nascentes.

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados