menu
16/05/17 - Por: Assessoria

IBIO participa de Grupo de Trabalho pela Diversidade

Iniciativa do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, o objetivo inicial é dedicar-se à temática de gênero

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, do qual o IBIO é um dos membros fundadores e de cujo Conselho Coordenador o Instituto também faz parte, promove a formação de grupos de trabalho (GT) para a promoção de atividades voluntárias e pontuais. O IBIO está presente nesta iniciativa por meio da atuação de dois de seus profissionais: a analista de Mobilização e Engajamento, Narliane Martins, e o coordenador de Programas e Projetos na bacia do rio Doce, Thiago Belote, que participam do GT Diversidade. Esse grupo nasceu da percepção sobre a demanda dos próprios membros do coletivo, e foi estruturado com a missão de “transformar horizontes, por meio da equidade de gênero nas ações do Pacto e do apoio à representação qualificada e engajamento, criando oportunidades nas agendas de restauração”.

O primeiro encontro do GT Diversidade foi realizado no final de 2016, e teve como objetivo consolidar a temática de gênero nas ações do movimento. “Inicialmente, estamos trabalhando com a questão de gênero, mas pode ser que surjam outras bandeiras. Nesse primeiro momento, estamos focados em promover a qualificação e capacitação de diferentes grupos de interesse, como forma de consolidar a missão do grupo de ampliar a equidade, criando oportunidades de integração entre as ações de restauração ecológica de territórios ocupados originalmente pelo bioma Mata Atlântica e a temática de gênero”, afirma Narliane.

Os principais objetivos do GT Diversidade são:

– promover a capacitação de diferentes grupos de interesse, buscando a integração de gêneros na restauração da Mata Atlântica;

– elaborar estratégias e mecanismos de comunicação relacionados à temática de gênero em restauração ecológica e ambiental;

– fortalecer a incidência política e institucional, com foco em equidade de gênero, em espaços estratégicos.

Próxima ação do GT Diversidade

Em junho, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica vai promover uma capacitação sobre a temática de equidade de gênero nos projetos e estratégias do coletivo. O objetivo é qualificar lideranças e atores estratégicos da cadeia de restauração para a questão, de forma alinhada à missão e conceitos da organização, permitindo filtrar e definir os temas mais abrangentes em todas as esferas da atuação e da governança do Pacto e de seus membros.

O IBIO será representado pela analista de Mobilização e Engajamento, Narliane Martins, e pela técnica agrícola, Jacqueline Cozzer. O evento será realizado de 20 a 22 de junho, na região do Lagamar, no Paraná, e conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito do projeto “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica”. Tal iniciativa é desenvolvida através da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por encargo do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), no contexto da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI), que tem o apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e financeiro do banco de fomento alemão KfW Bankengruppe.

Grupos de Trabalho

Além do GT Diversidade, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica conta, ainda, com o GT Técnico-científico, que trabalha com o desenvolvimento de tecnologias e protocolos para restauração ecológica, e com o GT de Economia da Restauração, que pretende somar esforços para reunir informações e criar soluções, em termos econômicos, para a restauração na Mata Atlântica.

Há, ainda, os GTs de Captação de Recursos, que prospecta oportunidades econômicas para dar suporte às atividades do Pacto; o de Políticas Públicas, responsável por identificar gargalos jurídicos na perspectiva de transformar a restauração florestal em oportunidade econômica; o de Inteligência Geoespacial, que reúne, sintetiza e disponibiliza informações de interesse comum; e o de Comunicação, que auxilia na divulgação dos produtos e resultados do Pacto – para público interno e externo.

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Coletivo que conta com cerca de 300 organizações parceiras e do qual o IBIO foi um dos fundadores, em 2009, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica trabalha pela articulação e integração de iniciativas pela recuperação ambiental e hídrica desse bioma. Sua atuação é concentrada em áreas que apresentam resquícios da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia.

O IBIO também é membro do Conselho Coordenador do Pacto, junto com organizações que também são referência na área ambiental: Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), Conservação Internacional (CI), The Nature Conservancy (TNC), World Resources Institute (WRI), Natureza Bela, Mater Natura, Instituto Socioambiental (ISA) e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan).

Desde 2015, o IBIO atua como Unidade Regional (UR) do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo e na bacia do rio Doce.  “Fomentamos diagnósticos da cadeia de recuperação ambiental, contribuímos para a promoção de capacitações e treinamentos dos atores envolvidos. Apoiamos e auxiliamos, ainda, a elaboração de políticas públicas e privadas de adequação ambiental das atividades produtivas, além da gestão e disseminação da informação e do conhecimento técnico, de estratégias, ferramentas e ações do coletivo”, pontua Eduardo Figueiredo, diretor-presidente do IBIO.

Saiba mais sobre a participação do IBIO no Pacto pela Restauração da Mata Atlântica aqui.

 

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados