menu
26/09/17 - Por: IBIO

IBIO acompanha visita de professores estrangeiros ao município de Mariana

DSC_0045 (002)

Entre os dias 18 e 20 de setembro, Ciro Vaz,  consultor em Projetos de Geoprocessamento da área de Ciências do IBIO,  acompanhou uma visita do professor Gary Brierley, da Universidade de Auckland, da Nova Zelândia, e  da professora Kirstie Fryirs , da Universidade Maquaire, da Austrália, em uma visita ao município de Mariana/MG, que ainda sofre impactos do rompimento da barragem de Fundão. O objetivo foi compartilhar conhecimentos  nas áreas de restauração florestal e gestão de bacias hidrográficas.

“Enquanto Agência de Água dos Comitês de Bacia do Rio Doce, o IBIO exerce essa função de mediador entre instituições acadêmicas interessadas em pesquisas e projetos que envolvem questões ambientais. Foi um momento importante para o instituto fortalecer relações e se tornar referência”, afirma Ciro. Os professores Miguel Felippe, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Maria Naíze e Mônica Marçal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro também participaram da visita.

Gary e Kirstie  são autores de uma metodologia de investigação e manejo de rios , a River Styles Framework. Desenvolvida em parceria com a agência australiana de conservação de água, sé marca registrada pela South Wales Department of Land and Water Conservation e pela Macquire University. A ferramenta é aplicada na recuperação e reabilitação dos  rios, levando  em consideração a diversidade e a variabilidade inerentes aos sistemas fluviais. Atualmente,  vem sendo aplicada na Ásia, Europa, África e Brasil.

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados