menu
02/12/16 - Por: Assessoria

Governança em Paisagem

Com este tema, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica encerrou o ciclo de capacitação da suas URs. Thiago Belote e Rodrigo Borges representaram o IBIO no curso em Porto Seguro

1

Para encerrar o ciclo de capacitação das suas unidades regionais (URs), o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica promoveu o seu terceiro curso, cujo tema foi Governança em Paisagem, de 24 e 30 de outubro, em Porto Seguro (BA), que contou com a presença de 13 URs, entre eles o IBIO, representado por nossos colegas e coordenadores de projetos, Thiago Belote e Rodrigo Borges.

Ministrado pela especialista, Cora Van Oosten, da Universidade de Wageningen, na Holanda, foram sete dias de atividades práticas e teóricas, visitas de campo e um rico intercâmbio de conhecimentos e experiências entre 15 representantes das URs. “Nessa etapa o foco não foram as ferramentas e instrumentos do Pacto e, sim, promover uma análise sobre a atuação das instituições em seus respectivos territórios, considerando o papel de cada uma como agentes de integração das ações de restauração da paisagem, considerando o amplo contexto dessas regiões e suas questões ambientais, sociais e econômicos”, conta Belote.

Para as atividades em campo, a região escolhida foi o Corredor Pau Brasil – Monte Pascoal, contemplado por uma série de projetos e parcerias, cuja implantação e restauração se deu a partir de 2009, pelo IBIO, em parceria com diversas empresas, entre elas a Veracel Celulose, TNC e ICMBio. O projeto da Cooperativa de Florestamento e Reflorestamento da Aldeia Pataxó de Boca da Mata (Cooplanjé), de uma das URs do Pacto, o Natureza Bela, também foi visitado.

Já as atividades teóricas abordaram temas como paisagem, diagnóstico de capacidades de governança, liderança, conflitos, instituições, modelos de negócios, entre outros. “Após essa etapa, nos concentramos na atuação de cada instituição para estabelecer uma proposta de governança. O trabalho está começando, porém muito bem-embasado e com os recursos e instrumentos necessários para incrementar o portfólio de projetos do Pacto”, reflete Rodrigo Borges.

O ciclo de capacitações teve o propósito ser o ponto de partida para a descentralização das suas ações no Brasil, por meio da construção compartilhada de visão, valores e objetivos, gerando mais autonomia às URs e valorizando a atuação de cada uma.  Desde 2010, o IBIO é signatário do Pacto e, em 2015, foi selecionado pelo movimento para ser UR e Secretaria Executiva no Espírito Santo e na porção capixaba da Bacia do Rio Doce.

Saiba mais no site do IBIO: www.ibio.org.br.

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados