menu
24/11/16 - Por: Assessoria

Dialogar para articular e recuperar a Mata Atlântica

Integrante do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal e Secretaria Executiva do Fórum Florestal do Espírito Santo, o IBIO levou, mais uma vez, sua contribuição técnica ao mais recente encontro do coletivo capixaba

tree-1750784_1920

As estratégias para a consolidação da restauração florestal e as novas propostas de estudo que subsidiem a atuação do Fórum Florestal Capixaba, no qual o IBIO atua como Secretaria Executiva no Estado, foram os temas da última edição da reunião do coletivo que integra o Diálogo Florestal. Realizado no dia 17 de outubro, no Parque Botânico da Vale, em Vitória (ES), a reunião contou com representantes do IBIO, Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), ONG Força Verde , Vale, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), The Nature Conservancy (TNC), Fórum Comunitário de Conceição da Barra, Suzano Papel e Celulose e Fibria.

“São instituições que integram o coletivo e participam ativamente do Fórum e das ações da organização, que visam efetivar iniciativas sustentáveis em regiões do Espírito Santo que apresentam cenários críticos e potencial de preservação e recuperação ambiental”, declara o geógrafo Thiago Belote, coordenador de projetos do IBIO no Espírito Santo.

Foram abordados o Plano Estratégico da Restauração Florestal no Espírito Santo, elaborado pela TNC, e o Programa Olhos D’Água, criado pelo Instituto Terra, cujo objetivo é proteger e fomentar a recuperação de nascentes, por meio da mobilização e capacitação de produtores rurais, da implantação de soluções de saneamento rural e de projetos de adequação ambiental. Também foram discutidos a elaboração de duas propostas de estudo: um manual técnico de práticas agrícolas sustentáveis, que inclui técnicas de recuperação de florestas nativas; e um mapeamento e quantificação das áreas de preservação permanente (APP) degradadas no Espírito Santo.

“As reuniões do Fórum Florestal Capixaba têm sido bastante produtivas e comprovam que, a partir de diálogos comprometidos e transparentes, é possível articular e mobilizar diferentes instituições, com interesses diversos, para fomentar projetos de adequação e restauração ambiental. Substituímos os conflitos por soluções racionais, técnicas e acessíveis. Mas ainda podemos mais. A participação de mais instituições e organizações é fundamental”, reflete Belote.

Próximo Fórum Florestal Capixaba

A próxima reunião será no dia 25 de novembro, após o encerramento do Encontro Nacional do Diálogo Florestal, que acontece de 23 a 25 de novembro, também na capital capixaba,. Esse próximo Fórum Florestal Capixaba terá como tema “Que reserva legal queremos na Mata Atlântica”. “O objetivo é promover um debate, no âmbito do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que fomente uma reflexão e um consenso sobre qual o modelo de reserva legal queremos e podemos desenvolver nesse bioma, e cujo formato tenha sustentabilidade técnica para servir de referência a construção dos Programas de Regularização Ambientais (PRAs) estaduais”, pontua Thiago Belote, do IBIO. 

Data: 25.11.2016

Local: Av. Dante Michelini, 435 – Praia do Camburi – Vitória – ES

Horário: das 14h às 16h

Diálogo Florestal

Iniciativa que reúne organizações, empresas, ambientalistas e comunidades para implementar uma nova maneira de dialogar, com o objetivo de executar ações conjuntas de sustentabilidade entre setores historicamente antagônicos no país: a indústria de base florestal e organizações da sociedade civil.

Criado em 2005, foi inspirado no modelo da iniciativa internacional The Forests Dialogue (TFD). Está presente em dez estados brasileiros e trabalha a partir de fóruns e grupos de trabalho voltados para a cooperação, resolução de problemas e consolidação de oportunidades.

O IBIO e o Diálogo Florestal

Além de integrar o Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal, o IBIO é responsável por alguns projetos específicos, que visam à adequação ambiental de atividades produtivas, com desenvolvimento econômico e social, e a restauração e preservação de áreas críticas. Por meio do diálogo, da articulação de instituições diversas, da disseminação do conhecimento técnico e científico e da gestão estratégica de projetos e recursos, o IBIO atua como Secretaria Executiva do Fórum Florestal do Espírito Santo, desde 2011, organização hospedeira do Fórum Florestal da Bahia, desde 2014, e com o projeto de Monitoramento da Cobertura Vegetal do Sul e Extremo Sul da Bahia, iniciado em 2011.

Saiba mais.

© 2016 IBIO - Todos os Direitos Reservados