menu
15/12/17 - Por: IBIO

IBIO é premiado pela Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces) lançaram, neste ano, a “Chamada de Soluções Baseadas na Natureza”. Empresas, governos, pesquisadores ou representantes da sociedade civil organizada puderam enviar iniciativas inspiradas na natureza para solucionar problemas reais ambientais, sociais e econômicos. O objetivo é dar visibilidade a casos de sucesso e fazer com que eles sirvam de inspiração para outras iniciativas.  Os projetos inscritos foram analisados por um Comitê formado por especialistas da Fundação Grupo Boticário, do GVces, do Ministério do Meio Ambiente e convidados. Os campeões terão suas inciativas divulgadas em uma publicação on-line bilíngue (português e inglês) do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. A edição especial sobre Soluções baseadas na Natureza será divulgada, via mailing, para mais de 20 mil pessoas, e também em redes sociais e sites ainda em dezembro. 

 O IBIO está entre os selecionados com o Projeto de Adequação Ambiental da bacia do Barra Seca e foz do rio Doce (ES).  O instituto, representado pelo Coordenador de Programas e Projetos, Thiago Belote, participará da cerimônia de premiação, que será uma oportunidade de ganhar mais visibilidade e de estreitar relacionamentos.

 Sobre o projeto

 O Projeto de Adequação Ambiental da bacia do Barra Seca e foz do rio Doce (ES) tem o objetivo de promover a recuperação florestal no norte capixaba e garantir a segurança hídrica da população. Ele prevê a recuperação de aproximadamente 150 hectares de vegetação nativa na região dos córregos do Cupido e do Pau Atravessado que têm sido impactados pela crise hídrica registrada nos últimos anos. Serão implementadas práticas mais adequadas de manejo do solo e atividade agrícola em 51 propriedades, nos próximos cinco anos, para ampliar a disponibilidade de água na região e nas áreas de influência.

O trabalho nas bacias do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce surgiu da necessidade de se priorizar ações de restauração florestal e recuperação ambiental diante do cenário atual da região, bem como de grande parte da bacia, que indica uma condição de degradabilidade, com expansão contínua da agricultura e pastagens, que impactam na redução do volume de área cobertas por vegetação nativa.

Esse cenário potencializa a falta de água e coloca em risco as produções agrícolas. A iniciativa levada adiante pelo IBIO, em parceria com o CBH Barra Seca e Foz do Rio Doce, Leão Alimentos e Bebidas, The Nature Conservancy do Brasil e Programa Reflorestar, pretende inverter essa lógica de produção, por meio da oferta de subsídios para que o proprietário rural recupere áreas de preservação permanente, com o objetivo de aumentar a cobertura florestal e permitir maior infiltração e armazenamento de água no solo, além de, incentivá-los a adotar práticas agrícolas sustentáveis.

 

O coordenador de Programas e Projetos, Thiago Belote, representou o instituto na cerimônia de premiação

© 2016 IBIO - All rights reserved