menu
13/06/17 - Por: IBIO

IBIO e parceiros participam de cerimônia de entrega de recursos a produtores rurais

Foto: equipe IBIO

No dia 9 de junho, em Santa Teresa/ES, centenas de proprietários rurais receberam a entrega simbólica de recursos destinados à compra de insumos para intervenções de adequação ambiental em 360 estabelecimentos rurais, em um total de investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões. Os proprietários rurais compõem um elo fundamental de um forte arranjo institucional pela recuperação ambiental e produtiva da porção capixaba da Bacia do Rio Doce. O IBIO, como parceiro da ação, esteve presente no evento representado por Ricardo Valory,  diretor-geral da Agência de Bacias do Rio Doce e Afluentes ,  Thiago Belote,  coordenador de programas e projetos do Doce,  Severino Rodrigo Ribeiro Pinto, gerente de Programas e Projetos,  Elter Martins, o  analista de Programas e Projetos  , Felipe Borges e Taísa Batista, auxiliares administrativos.

Na oportunidade, Valory  ressaltou o trabalho realizado pelos CBHs do Rio Doce e afluentes com o apoio técnico do IBIO: “Essa é apenas uma parte do trabalho desenvolvido pelos Comitês, que também trabalham com o incentivo do uso racional da água no campo, promoção do saneamento básico e na construção de estratégias para a implantação de ações de controle da geração de sedimentos, recuperação de APPs e educação ambiental”.

“Com a parceria, esperamos mostrar que os produtores rurais devem ser gestores da terra e guardiões ambientais.  São eles os principais parceiros na recuperação das nascentes”, afirma o gerente do IBIO, Severino Rodrigo Ribeiro Pinto.

Entenda a parceria

Cientes da importância da conservação e restauração florestal para o aumento da disponibilidade hídrica, os CBHs dos rios Guandu, Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoasdo Rio Doce, em parceria com o Governo do Estado, a TNC e o IBIO, investirão na adequação ambiental de 600 propriedades rurais em dez municípios do Espírito Santo, pertencentes à porção capixaba da Bacia do Rio Doce.

O IBIO, responsável pela articulação dos atores e efetivação da parceria, atuou com o apoio da TNC, na identificação de áreas prioritárias e no suporte técnico. Além disso, auxiliou os Comitês de Bacia na contratação de empresa especializada na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de projetos de plantio de espécies florestais para fins de conservação e adoção de práticas rurais sustentáveis. O Estado do Espírito Santo, por meio do Programa Reflorestar, está custeando a compra de insumos para a adequação ambiental das propriedades.

© 2016 IBIO - All rights reserved